Páginas

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Exames: Ecocardiograma Fetal & Curva Glicêmica

Bom meninas, volto hoje falando um pouquinho mais detalhadamente desses 2 exames que fiz essa semana, além destes teve outros mais comuns de rotina mesmo mas vou deixar para falar após pegar todos os resultados.  
Quero compartilhar minha experiência com esses exames já que vi que muitos obstetras não pedem, principalmente o ecocardiograma fetal pois muitos planos não cobrem , Sus nem pensar, e no particular seu valor vai de 250,00 a 800,00 reais infelizmente, por essa razão muitas mamães deixam de fazer.
Já o de curva glicêmica é mais comum mas mesmo assim poucos obstetras solicitam, um exame muito importante que realmente faz toda diferença para o sucesso da gravidez.
Mas vamos ao que interessa, como é feito?, qual sua finalidade? e importância? 




   Ecocardiograma Fetal:

    Indicado para todas as gestantes entre a 24 a 28 semanas, mesmo quando a gravidez corre normalmente, sem alterações na TN ou na Morfológica, pois somente este exame descarta qualquer deformidade ou má formação no coração do bebe.
   É realizado por um médico cardiologista especialista em medicina fetal , o aparelho é semelhante aos de ecografia convencionais, o exame demora entre 15 a 30 minutos e o resultado sai na hora.


Minha experiencia com o exame:

Bem, apesar de exames importantes anteriores terem mostrado resultados positivos sem nenhuma alteração esse exame do coração por ser mais minucioso e detalhado gera uma ansiedade e uma preocupação, coisas de mãe...
    No mesmo dia que foi me passado a morfológica juntamente com ela o ecocardiograma fetal, porém esse deveria ser feito com 24 semanas , segundo minha médica a melhor semana para se realizar o exame.
      O exame foi realizado em uma outra clínica na qual eu não estava habituada, por ser feita com aparelho diferente do convencional e um médico especialista não pude fazer na mesma clínica onde estou familiarizada e dessa vez não seria feita com o DR Maravilha :-(
    Confesso que já fui com medo pois não conhecia o médico e sempre vejo minhas amigas reclamarem de médicos "azedos" e mal humorados.

 Cheguei algumas minutos antes, passei na recepção e fui para sala de espera, lugar bonito e agradável, e esperei ser chamada, assim que deu meu horário a enfermeira me encaminhou para sala do médico...
   Deitei na maca e observei os aparelhos enquanto o DR não vinha , assim que o médico entrou na sala se apresentou, muito simpático um senhor grisalho e bem humorado um amor de médico...
  O exame começou , mas antes o DR me mostrou o bebe por inteiro que estava sentado e de costas e não quis virar por nada rsrsrs, logo o foco foi para o coração, e cores e mais cores borrões na tela, eu não entendi muita coisa, mas o médico examinou cada parte do coração e também observou os pulmões...
  Assim que o exame terminou o DR já me disse que estava tudo as mil maravilhas, tudo perfeitinho, e o laudo ficaria pronto dali alguns minutos.





Exame de curva glicêmica:

  Este exame tem a finalidade de detectar diabetes antes que ela venha causar sérios problemas para a mamãe e bebe. A diabetes gestacional pode aparecer durante a gravidez mesmo que antes de engravidar a mulher nunca tenha nenhum exame de glicemia alterado, e se não cuidar pode sim comprometer a gravidez.
Este exame é indicado para todas as gestantes da 24 semana a 28, mesmo com hemograma sem alteração nenhuma, pois a glicose tente a subir durante o 2º trimestre.  
O exame é feito da seguinte forma:
-8h de Jejum
-É feita a primeira coleta de sangue, após essa primeira coleta é oferecido a paciente uma garrafa com 300ml de um líquido extremamente doce de sabor limão, e deve ser consumido em apenas 5 minutos não mais que isso.
-A segunda coleta é feita após 1h depois de ingerido o líquido doce, a paciente deve permanecer no laboratório e só será liberada após a ultima coleta de sangue.
-Após mais uma hora é coletado sangue novamente, a ultima coleta, aí sim você é liberada para comer e ir para casa.
(*Existe a curva glicêmica onde são necessárias 5 coletas de sangue em intervalos de 30 em 30 minutos, este exame é mais indicado quando já houve exames anteriores com a glicose alterada, mas a finalidade é a mesma porém o intervalo tem que ser menor para se observar a elevação da glicose mais detalhadamente. )






Minha experiencia com o exame:


Bem, cheguei super cedo no laboratório as 7:00 para terminar logo e sai cedo rs.
Foi feita a primeira coleta, do exame de glicemia e dos outros passados pela médica, foi me oferecido o líquido doce, estava geladinho,mas senti muito o gosto do limão poderia ter mais açúcar #Aloka rs.
Retornei a salinha de espera e fiquei aguardando a próxima coleta, não fiquei tonta, ou me senti enjoada, pelo contrário fiquei me sentindo como a vó do filme "A família buscapé" após tomar o elixir hehehehe super elétrica, com vontade de correr uma maratona e acho que nem o Papa Léguas me buscava rs.
E assim foram mais 2 coletas, 2 horas no laboratório , a manhã toda praticamente.
Sai de lá bem até de mais, fui as compras comprei todo enxoval do bebe a parte de higiene e jogo de cama, e roupinhas *-*, agora só faltam os móveis e parte da decoração, mas isso fica para outro post :-)

Bom sinceramente para mim foi tranquilo a parte chata é ficar no laboratório mesmo, mas pelo grau de importância do exame vale a pena fazer.

O resultado saiu no outro dia, e não deu alteração nenhuma os resultados pela ordem foram: 73, 81, 75
Ou seja uma preocupação a menos uffa, já estava me preparando para cortar os doces da mesa de Natal hehehe  



Bom meninas espero que este post ajude a tirar dúvidas e conhecer melhor estes exames tão pouco falados e solicitados.
Uma boa semana a todas, Natal está quase aí espero de coração que esse Dezembro bombe de positivos! que todas recebam esse presente de Natal!



Não posso me esquecer de dar os parabéns pelo positivo a Sabrina Alves do Blog: http://construindonossosonhos.blogspot.com.br/2013/12/a-primeira-vez-gente-nunca-esquece.html

Curta muito aproveite cada momento pois passa tudo muito rápido *-*


           Beijos para todas e até a próxima!!!
   

Um comentário:

  1. um ótimo post ajuda bastante ,esses exames são mt importante e que bom q seu bb esta bem e perfeito ontem estava nas lojas pesquisando comprando e se vc não tiver cuidado nossa vai a falência e mt coisa para comprar escolher tudo lindo um bj !

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é importante para o crescimento e qualidade do Blog. Gratidão!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.